quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Respeito aos idosos

Sempre aprendi desde pequeno , que devemos respeitar os idosos, existem pessoas que não aprenderam isso, que coisa não é? São eles que fazem parte da base que pisamos hoje, nossa sustentação.

Lembro-me tanto de meu avô Tullio, e meu avô Miguel , brincando comigo, lendo pra mim, me ensinando coisas sobre a vida , sobre a bondade sobre o respeito ás mulheres , ás crianças , aos animais, lembro-me com tanta saudade de tudo que aprendi , e sinto que foram poucos anos de aprendizado , eu queria bem mais.

Minha avó , sábia Dona Lybia, entendia tanto da vida , e sem estudos coitada, fez apenas até a quarta série, mas tinha a letra tão bonita, aliás quanta admiração pela minha avó, quanta admiração pelas avós, segundas mães , as vezes as primeiras.

Ai que saudades de quando eu ia na casa de repouso de um amigo meu , e batia um longo papo com os velhinhos que as vezes , ficavam até “abandonados pela família , e quem era a família , era a dona da casa de repouso.

Sempre gostei de ouvir histórias gozadas , histórias sobre o tempo antigo que não volta mais , de como era o rio Tietê, como era O Pátio do Colégio onde é o marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Meu avô era conselheiro vitalício do Corinthians , meu outro avô diz que viveu todo o quarto centenário.

Nossa que baú do tesouro que eu tinha em mãos , e o mesmo ainda possuo, posso levar essas histórias aos meus filhos e netos se Deus me permitir, quero passar tudo que aprendi nessa vida com meus avós e com avós de outros, para que as pessoas tenham respeito, pelos nossos velhinhos queridos.

Quem nunca se sentou á uma mesa , e tomou um café com leite , com bolacha e aquele carinho de vó gostoso , escutando conversas sobre a vida , conselhos de como nos devemos nos portar , não existe algo mais prazeroso um abraço de nossos velhos, só quem não teve não sabe a saudade que sinto, toda a minha base , todo meu conforto , minha sabedoria , minha educação se baseiam neles.

Se as crianças são o futuro dessa nação, nossos idosos são o alicerce do mundo.

Respeitem mais essas crianças que envelheceram, os escutem mais , são os conselhos mais sábios que podemos adquirir. Os amem muito.

E tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário